terça-feira, 1 de maio de 2012

Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial

A Escola Municipal Especial Tristão Sucupira Vianna, onde trabalho fica localizada na cidade de Porto Alegre/RS no Bairro Restinga Nova desde 1991. Atende atualmente mais de 250 alunos com necessidades educativas especiais dos zero aos 21 anos de idade.


O trabalho com bebês e crianças pequenas é intitulado de 
"EDUCAÇÃO PRECOCE E PSICOPEDAGOGIA INCIAL".

 A Educação Precoce (EP) é caracterizada pelo atendimento individual da criança com seus pais, trabalhando os aspectos estruturais, resignificando este bebê para a sua família.




A Psicopedagogia Inicial (PI) é caracterizada pelo atendimento individual ou em duplas da criança sem a presença dos pais, trabalhando os aspectos instrumentais tais como linguagem, socialização, pensamento, visando sua inserção na escola regular ou na especial.







Além dos atendimentos na escola, uma colega da Equipe de EP/PI (Sirlei, na foto abaixo) atua dentro da UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas na detecção precoce e encaminhamento dos bebês que nascem com problemas de desenvolvimento. Lá as famílias são acolhidas e começamos a trabalhar o vínculo mãe/bebê desde o momento do nascimento. Após a alta o bebê já sai com o devido encaminhamento.


Para garantir o processo de inclusão das crianças pequenas no Ensino Infantil, realizamos assessoria às Escolas Infantis da Rede Municipal bem como as Creches Comunitárias Conveniadas com a Prefeitura. Esse trabalho é conhecido como "Serviço de Apoio à Inclusão." 

                                 

Nas escolas infantis fazemos as observações de alguma criança com problema no desenvolvimento e encaminhamos para o atendimento de EP/PI ou outro que for necessário. Também realizamos formações com a Equipe de educadores das escolas sobre a temática da Inclusão. 

2 comentários:

Lisete Pôrto Rodrigues disse...

Adriana,
parabéns pelo teu Blog!!! Está muito legal, do layout ao conteúdo. Ressaltamos a importância da divulgação destas práticas na Web para consolidar cada vez mais a educação inclusiva.
Continue defendendo esta causa.
Um abr@ço carinhoso das formadoras,
Lisete/Marlise

arte terapia disse...

Adriana, gostei muito do seu blog. Se fosse possível gostaria de receber mais informações sobre a psicopedagogia inicial, pois tenho interesse e aqui em Ssalvador não tem nada a respeito. Eu como pedagoga e fazendo a formação em psicopedagogia posso trabalhar com a psicopedagogia inicial ou com a estimação precose ? Muito obrigada Sonia Dias